ANÁLISE DE ÓLEO GASOLINA E ÁLCOOL

 

As análises de combustíveis realizada pelo Laboratório AAEL incluem parâmetros como ponto de fulgor,

massa específica, condutividade, cor,  teores de água  e sedimentos, Estabilidade a oxidação,  

presença de bactérias, teor de biodiesel, viscosidade, teores de enxofre,

corrosão, acidez, absorbância de 520 a 540 nm.  

 

 

 

 

 

 

 

 

MATRIZES DE ANÁLISES

  • Óleo S10

  • Óleo S500

  • Gasolina aditivada

  • Gasolina comum

  • Álcool 

Oleo Diesel.jfif

Norma de avaliação de combustiveis

COM A SAE AS4059 (VALORES EM MICRON)

  • 4 μm, 6 μm, 14 μm, 21 μm, 38 μm e 70 μm

As mudanças passaram a seguir critérios mais específicos, os quais são importantes para o sistema hidráulico de máquinas e equipamentos. No entanto, quanto à análise, cabe destacar que a tabela da SAE AS4059 é bastante semelhante à da NAS 1638. Veja o exemplo abaixo:

Tabela 1: quantidade de resíduos encontrados numa amostra de 100 ml (as 2 normas presentes). A tabela mostra os resultados de forma diferenciada.

 

Quantidade de resíduos encontrados numa amostra de 100 ml (as 2 normas presentes).

Tabela 2: nesse caso, você pode ver os mesmos resultados, que dessa vez se apresentam de maneira cumulativa (valores considerando uma quantidade de 100 ml).

 

A tabela 2 indica os mesmos resultados, mas apresentados de forma cumulativa, ou seja, partículas maiores que 4µm, maiores que 6µm e assim por diante. Também considera a quantidade de 100ml.

Observação importante: como se pode notar nas tabelas, a maneira de ler continua a mesma. Entretanto, mudam os valores. Por exemplo, onde se lia “5µm” NAS 1638, agora se lê “4µm” SAE AS4059.

O QUE FAZER COM OS EQUIPAMENTOS QUE AINDA TÊM COMO BASE A ANTIGA NORMA?

Agora que você sabe como funciona a SAE AS4059, pode estar se perguntando o que ocorre com os manuais que ainda citam a antiga norma, a NAS 1638. Porém, não há motivo para preocupação. Na maioria dos casos, é possível entrar em contato com o fabricante e pedir a atualização do documento. Do contrário, o setor ou empresa responsável pela limpeza dos equipamentos saberá lidar com a questão. Além disso, em caso de dúvidas, você pode entrar em contato com a POC Filtros. Teremos o maior prazer e auxiliá-lo em qualquer situação, inclusive para entender melhor como funciona a SAE AS4059.